Pós-graduação em Direito Empresarial

Faça já sua inscrição

R$ 1.200,00*

+ 35 parcelas do mesmo valor

Início: 21/08/2026

Carga horária: 360h

Local: Instituto Luiz Mário Moutinho

Inscreva-se

Aulas mensais. Sextas-feiras (14h às 22h) e Sábados (08h às 18h)

Sobre o Curso

Apresentação

Com professores de reconhecida atuação acadêmica e prática no Direito Empresarial, a Pós-Graduação em Direito Empresarial: Contratos, Societário e Recuperação de Empresas tem como eixo central a análise de casos concretos e a solução de problemas jurídicos complexos, a partir do estudo crítico da jurisprudência e da abordagem prática dos principais temas que envolvem contratos empresariais, estruturas societárias e processos de reestruturação e insolvência.

O curso é estruturado para que o(a) profissional desenvolva competências técnicas e estratégicas para atuar de forma consultiva e contenciosa no âmbito do Direito Empresarial. Integrado a uma visão multidisciplinar, o programa contempla discussões sobre teoria geral dos contratos, tipologia societária, recuperação judicial e falência, direito digital, agronegócio e mercado de capitais, estimulando habilidades como pensamento crítico, tomada de decisão, análise de riscos e atuação estratégica.

Justificativa

A Pós-Graduação em Direito Empresarial foi concebida para capacitar e atualizar profissionais da área jurídica diante da crescente complexidade das demandas empresariais. O aumento do contencioso societário, o volume expressivo de recuperações judiciais no período pós-pandemia, a sofisticação das estruturas contratuais e os impactos do direito digital tornaram indispensável uma formação sólida, prática e atualizada.

Destina-se a advogados e profissionais de áreas correlatas interessados em aprofundar sua atuação no campo do Direito Empresarial, desenvolvendo visão estratégica e domínio técnico para enfrentar os desafios contemporâneos do setor privado e do ambiente negocial.

Objetivos

O curso tem como objetivo oferecer uma formação aprofundada e atualizada em Direito Empresarial, capacitando o aluno a compreender criticamente as estruturas contratuais e societárias, a legislação concursal, a jurisprudência dos tribunais superiores e as estratégias jurídicas aplicáveis às demandas empresariais contemporâneas.

Aprender com professores que atuam diretamente na prática jurídica e nas instâncias decisórias é um dos pilares do ILMM. Ao longo da formação, o aluno é estimulado a aplicar o conhecimento adquirido em situações reais, desenvolver soluções jurídicas eficazes e consolidar sua atuação profissional em um dos segmentos mais exigentes e estratégicos do Direito contemporâneo.

Coordenação do Curso

Prof. Paulo Furtado – Coordenação-Geral
Juiz titular da 2ª Vara de Falências e  Recuperações Judiciais da Comarca de São Paulo. Mestre em Direito Comercial pela USP.

Metodologia

A Pós-Graduação em Direito Empresarial tem duração de 12 (doze) meses e é estruturada em 18 (dezoito) módulos presenciais, distribuídos em três grandes eixos temáticos: Teoria Geral e Contratos, Direito Societário e Recuperação Judicial e Falência. O curso adota uma metodologia prática, com debates orientados, análise de casos reais, estudo de precedentes e simulações, sempre apoiados por conteúdo teórico previamente disponibilizado.

Os alunos recebem o material com antecedência, possibilitando preparo adequado para a participação em discussões qualificadas e aprofundadas em sala de aula, favorecendo a construção de conhecimento aplicado à prática profissional.

Sistema de Avaliação

Para a aprovação final e obtenção do certificado de Especialista em Direito Empresarial, será exigida frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) nas avaliações aplicadas ao longo do curso.

Ao final da formação, o aluno deverá apresentar um trabalho acadêmico ou artigo científico sobre tema relacionado a qualquer disciplina do curso, observando as normas técnicas e acadêmicas aplicáveis.

Público-Alvo

Advogados públicos e privados, assessores jurídicos in-house, consultores empresariais, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, administradores judiciais, profissionais que atuam em departamentos jurídicos de empresas, escritórios especializados em direito empresarial, societário ou recuperacional, bem como bacharéis em Direito e profissionais de áreas correlatas interessados em atuar ou se especializar no Direito Empresarial.

Duração, Horário, Datas e Local

A duração do curso é de 12 (doze) meses, acrescidos de até 6 (seis) meses para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

As aulas presenciais ocorrerão uma vez por mês, às sextas-feiras e sábados, respectivamente, das 14h às 22h e das 8h às 18h, com intervalo de 1 (uma) hora.

Local: Sede do Instituto Luiz Mário Moutinho – Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4779, 12º andar – Ilha do Leite, Recife – PE, CEP 50070-160.

Número de Vagas

40 (quarenta).

Carga Horária

360 horas/aula.

ATENÇÃO: Não recomendamos a compra antecipada de passagens, hospedagem ou quaisquer outros custos relacionados ao curso antes da confirmação oficial da turma.

A turma será considerada automaticamente confirmada ao atingir o mínimo de 35 alunos matriculados ou mediante confirmação formal da direção do Instituto.

O Instituto não se responsabiliza por despesas realizadas previamente à confirmação oficial da turma.

Direito Empresarial: Conceito, Fundamentos e Princípios

Paula Forgioni

A evolução do Direito Comercial Brasileiro.Direito Empresarial: conceito, autonomia, fontes e princípios. Os perfis do mercado. Empresa, empresário e estabelecimento.

Proteção à Propriedade Industrial e Concorrência Desleal

Luís Felipe Bedendi

Bens da propriedade industrial. Proteção às marcas, invenções, modelos de utilidade, desenhos industriais e indicações geográficas. Repressão aos atos de concorrência desleal.

Sociedades

Marcelo von Adamek | André Nunes Conti

Princípios e fontes do direito societário. Pressupostos e elementos essenciais da sociedade. Formas de constituição. Patrimônio e capital social. Personalidade jurídica. Sociedade em comum. Sociedade em conta de participação. Principais características das sociedades limitada e anônima. Desconsideração da personalidade jurídica.

Sociedade Limitada

Guilherme de Paula Nunes

Regime jurídico do sócio: deveres e direitos. Dissolução parcial. Causas. Apuração de haveres. Marco temporal e critérios de apuração. Procedimento para apuração dos haveres. Intervenção na administração da sociedade. Arbitragem societária.

Contratos Empresariais

Renata Mota Maciel

Fundamentos e princípios dos contratos empresariais. Formação e interpretação contratual. Adimplemento e inadimplemento dos contratos. Revisão e resolução dos contratos.

Contratos de Colaboração

Maíra de Melo Viera Temple

Teoria geral dos contratos de colaboração: conceito, características, interpretação e cláusulas relevantes. Contratos em espécie: comissão, representação comercial, agência, distribuição, concessão mercantil e franquia.

Direito do Agronegócio

José Afonso Leirião Filho

Estrutura e dinâmica da cadeia produtiva do agronegócio. Sistema de financiamento do agro. Principais contratos e títulos do agronegócio. Crise e reestruturação no agronegócio.

Direito Empresarial Digital

Marcelo Guedes Nunes

Economia digital. Contratos eletrônicos e plataformas digitais. Blockchain e registro de transações. Criptoativos e ativos digitais. Proteção de dados. Propriedade intelectual e ativos intangíveis digitais.

Crise Empresarial e Lei 11.101/2005 — Fundamentos

Francisco Satiro

Crise empresarial: contexto e reforma de 2020. Fundamentos dos processos de recuperação e de falência. Objetivos e princípios da Lei 11.101/2005. Âmbito subjetivo de incidência. Legitimidade ativa. Credores sujeitos e não sujeitos à recuperação.

Recuperação Judicial — Processamento e Deliberação sobre o Plano

Guilherme Lamêgo | Eduardo Munhoz

Procedimento da recuperação judicial. Competência. Petição inicial.Efeitos do deferimento. Stay period. Verificação e consolidação de créditos. Plano de Recuperação Judicial. Assembleia-Geral de Credores. Classes de credores, direito de voto, quórum e cram down. Plano de recuperação apresentado por credores.

Recuperação Judicial — Concessão e Encerramento

Pedro Bortolini

Controle de legalidade do plano de recuperação. Concessão da recuperação. Efeitos. Novação. Formação de título executivo judicial. Alienação de ativos. Execução do plano. Prazo de fiscalização. Encerramento da recuperação. Execução extrajudicial do plano.

Recuperação Judicial — Administrador Judicial, MPEs e Insolvência Transnacional

Gustavo Lacerda Franco

Regime jurídico do Administrador Judicial. Afastamento do devedor da condução dos negócios.  Tutela cautelar antecedente e mediação na recuperação judicial. Crise das MPEs. Insolvência transnacional.

Recuperação Judicial — Financiamento, Investimento e Convolação em Falência

Marcelo Sacramone | Gabriel Bragança

Financiamento ao devedor em recuperação. Operações societárias e alienação de ativos no plano. Tratamento do crédito trabalhista e tributário. Coobrigados, devedores e fiadores na recuperação. Convolação da recuperação judicial em falência.

 

Recuperação Extrajudicial

Sheila Cerezetti | Ana Elisa Laquimia de Souza

Recuperação extrajudicial: inovações da Reforma de 2020. Vantagens e desvantagens em relação à RJ e negociações privadas. Legitimação ativa. Credores sujeitos. Procedimento. Alienação de ativos. Financiamento. Passivo fiscal. Homologação judicial e efeitos.

Falência — Decretação e Procedimento Pré-Falimentar

Paulo Furtado de Oliveira Filho

Devedores sujeitos à falência. Hipóteses de decretação de falência. Competência. Legitimidade ativa e passiva. Procedimento pré-falimentar. Sentença de falência.

Falência — Efeitos da Sentença e Responsabilização

Barbara Gadig

Efeitos da sentença sobre a sociedade e os sócios. Efeitos sobre negócios anteriores à falência. Ineficácia objetiva e subjetiva. Ação Revocatória. Responsabilização de sócios e administradores. Desconsideração da personalidade jurídica.

Falência — Apuração do Passivo e Pagamento dos Credores

João Pedro Scalzilli

Apuração do passivo. Habilitações de crédito. Incidente de Classificação de Crédito Público. Efeitos sobre os negócios do falido. Pagamento dos credores. Atuação do Administrador Judicial.

Falência — Realização do Ativo e Extinção das Obrigações

Maria Rita Rebello Pinho Dias

Arrecadação, avaliação e guarda dos bens. Pedido de Restituição. Realização do ativo. Extinção das obrigações. Aplicação da Lei 11.101/2005 às falências decretadas na vigência do Decreto-lei 7.661/45.

Professores

Eduardo Munhoz

Eduardo Munhoz

É graduado, doutor em Direito Comercial, livre docente e professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP.

Francisco Satiro

Francisco Satiro

Doutor em Direito Comercial pela USP. Especialista em recuperação judicial e falência.

Gustavo Lacerda Franco

Gustavo Lacerda Franco

Doutor em Direito Comercial pela USP. Advogado.

João Pedro Scalzilli

João Pedro Scalzilli

Doutor em Direito Comercial pela USP. Professor PUCRS. Advogado.

Paulo Furtado de Oliveira Filho

Paulo Furtado de Oliveira Filho

Juiz titular da 2ª Vara de Falências e  Recuperações Judiciais da Comarca de São Paulo. Mestre em Direito Comercial pela USP.

Sheila Cerezetti

Sheila Cerezetti

Doutora em Direito Comercial pela USP. Professora da Faculdade de Direito da USP. Advogada.

Marcelo Von Adamek

Marcelo Von Adamek

Professor de Direito Comercial (USP). Advogado.

Paula Forgioni

Paula Forgioni

Professora Titular e Chefe do Departamento de Direito Comercial da USP. Advogada.

Marcelo Sacramone

Marcelo Sacramone

Doutor em Direito Comercial pela USP. Professor PUCSP. Advogado.

Renata Mota Maciel

Renata Mota Maciel

Doutora em Direito Comercial pela USP. Professora UnB. Juíza do TJSP.

Pedro Bortolini

Pedro Bortolini

Juiz de Direito do TJSP. Doutor em Direito Comercial pela USP. Autor: Recuperação Judicial de Grupos de Empresas.

Marcelo Guedes Nunes

Marcelo Guedes Nunes

Doutor em Direito Comercial pela USP. Professor PUCSP. Especialista em Direito Digital.

Maria Rita Rebello Pinho

Maria Rita Rebello Pinho

Doutora em Direito Processual Civil pela USP. Professora PUCSP. Juíza do TJSP.

Luiz Felipe Bedendi

Luiz Felipe Bedendi

Juiz de Direito do TJSP. Mestre em Direito Comercial pela USP. Especialista em propriedade industrial.

Maíra Temple

Maíra Temple

Mestre em Direitos dos Negócios — Université d'Aix-Marseille III. Advogada com quase 20 anos em disputas empresariais.

André Nunes Conti

André Nunes Conti

Doutor em Direito (Ludwig-Maximilians-Universität, Alemanha). Advogado.

Guilherme de Paula Nunes

Guilherme de Paula Nunes

Mestre em Direito Processual Civil (PUC-SP). Juiz de Direito do TJSP (2ª Vara Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem).

José Afonso Leirião Filho

José Afonso Leirião Filho

Mestre em Direito Comercial (PUC-SP). Professor do Insper e do IBDA. Advogado.

Guilherme Lamêgo

Guilherme Lamêgo

Juiz de Direito do TJSP.

Gabriel Bragança

Gabriel Bragança

Mestre em Direito Comercial (PUC-SP). Advogado.

Ana Elisa Laquimia de Souza

Ana Elisa Laquimia de Souza

Doutora em Direito Comercial (USP). Advogada.

Barbara Gadig

Barbara Gadig

Doutora em Direito Comercial (USP). Advogada. Professora Convidada do LL.M. da Universidade Erasmus de Rotterdam.

Investimento

À vista

R$ 28.800,00

Valor à vista promocional

24 parcelas de

R$ 1.800,00

Total: R$ 43.200,00

36 parcelas de

R$ 1.200,00

Total: R$ 43.200,00

O aluno escolhe a modalidade de pagamento conforme sua realidade

Compartilhe

facebook twitter whatsapp

Mais sobre Pós-Graduação