RESPONSABILIDADE CIVIL NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE E OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA

Evento encerrado

R$513,00

Até o dia 05/07/2019

10 e 11 de julho, das 18h00 às 22h00, e 12 de julho de 2019, das 14h00 às 22h00

Sobre o Curso

Apresentação

O curso fará uma abordagem prático-teórica especializada e interdisciplinar dos temas envolvendo o Direito Médico, as interseções multidisciplinares entre Direito, Medicina, Biomedicina e áreas afins para capacitar operadores do direito na orientação dos prestadores de serviços envolvidos nas atividades médicas, biomédicas, a fim de evitar conflitos futuros, sempre com o foco voltado à tutela do paciente e resguardo da autonomia do profissional médico.

Eis os temas que serão abordados:

A relação Médico-Paciente na Era Digital: 

Mudanças na relação médico-paciente; Alterações do Código de Ética Médica; Serviço médico e redes sociais; Telemedicina; A proteção de dados do paciente e prontuário eletrônico.


Reprodução Humana Assistida:

As técnicas de reprodução assistida e sua principiologia; Relação Jurídica (Pacientes; Clínicas, Centros e Serviços de RA); Doação de gametas e anonimato; Doação e descarte
de embriões; Criopreservação de gametas e embriões;  exames genéticos préimplantatório; Gestação de substituição.


Terminalidade da vida:

O conceito de morte; As discussões terminológicas: eutanásia, ortotanásia, distanásia, suicídio assistido; Cuidados Paliativos; Diretivas antecipadas de vontade e sua eficácia jurídica no direito brasileiro; Procurador para cuidados de saúde; Testamento vital.


Regime Jurídico da Responsabilidade Civil Médica:

Elementos da Responsabilidade Civil Médica;  Responsabilidade Civil do médico pela perda de uma chance; Relação paciente-hospital; Regime Jurídico da Responsabilidade Civil Hospitalar; Responsabilidade Civil e Novos danos (Diagnóstico Genético, DAV).

 

Coordenação

Luiz Mário Moutinho

Público-alvo

O curso é endereçado a profissionais que militam na área jurídica, como advogados; juízes; promotores; defensores públicos e servidores públicos.

Número de vagas

60 (sessenta) vagas.

Datas, horário e local

Dias 10 e 11 de julho de 2019 das 18h00 às 22h00 e 12 de julho das 14h00 às 22h00, no auditório do Empresarial Isaac Newton, localizado na Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4779, Ilha do Leite, Recife.

Professores

Marcos Ehrhardt Júnior

Marcos Ehrhardt Júnior

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestre pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Advogado. Professor de Direito Civil dos cursos de mestrado e graduação da Universidade Federal de Alagoas. Professor de Direito Civil e Direito do Consumidor do Centro Universitário CESMAC. Pesquisador Visitante do Instituto Max-Planck de Direito Privado Comparado e Internacional (Hamburgo ? Alemanha). Líder do Grupo de Pesquisa Direito Privado e Contemporaneidade (UFAL). Editor da Revista Fórum de Direito Civil (RFDC). Diretor Regional Nordeste do Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCIVIL). Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM)

Paula Moura Francisconi

Paula Moura Francisconi

Doutora e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduada em Advocacia Pública pelo CEPED-UERJ. Pós-graduada em Direito da Medicina pelo Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra/Portugal. Professora da Pós-Graduação Lato Sensu do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito da UERJ (CEPED-UERJ), da Pós-Graduação da Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professora da Unilasalle do Rio de Janeiro. Diretora financeira do Instituto de Biodireito e Bioética – IBIOS. Membro da Comissão de Direito Civil e da Comissão de Órfãos e Sucessões da OAB/RJ. Advogada.

Localização

Compartilhe

facebook twitter whatsapp

Mais sobre Cursos de Extensão